Economia

Notícias sobre a economia de Belo Horizonte, de Minas Gerais e do Brasil

#Economia

Pelo trabalhador? Pelas minorias?

O ocaso do governo Dilma Rousseff é marcado por constantes tentativas de reaproximação com as minorias e movimentos sociais que estão historicamente ligadas ao Partido dos Trabalhadores. Nessa leva, Dilma (tentou) reuniu-se com representantes das mulheres, índios…


#Economia

Dólar é o mais alto em 12 anos – Entenda como isso afeta a sua vida

Hoje o dólar americano atingiu o maior valor em 12 anos no Brasil.  O fracasso da política econômica petista somado com a expectativa do mercado de mais juros nos EUA culminou na alta. O cenário de…


#Economia

Apesar da crise, amanhã você há de ser petista

Eu fico realmente impressionado com o prazer que os governistas sentem ao pintar o país em cores que ele não mais possui. Nessas idas e vindas, surgem cineastas, humoristas e ex-BBB’s “engajadinhos” que lutam para negar…


#Economia

Taxistas, os melhores publicitários do Uber no Brasil!

“Eu achava o Uber um serviço simpático. Como vários outros que eu uso. Agora eu virei um militante.” – O comentário do meu amigo e chapeleiro Alberto Lage define meu exato sentimento em relação a empresa após…


#Economia

13 indicadores de que o PT é o partido dos pobres

Geraldo Alckmin, governador de São Paulo, disse na última convenção nacional do PSDB que o “PT não gosta de pobre, gosta do poder”. Comentários das linhas auxiliares à parte, aos olhos do PT, o pobre só…


#Economia

Sinara, a vidente

Julho de 2014. A corrida eleitoral movimentava o cenário político nacional quando as manchetes foram tomadas por um relatório econômico emitido pelo banco Santander. O texto tratava dos perigos de uma eventual reeleição de Dilma Rousseff e…


#Economia

Mais retrocessos, menos futuro

No apagar das luzes do primeiro semestre de seu mandato, Dilma Rousseff mostrou, mais uma vez, a dura face do seu ineficiente ajuste fiscal: no ano em que o Bolsa Família atingiu o seu limite, o…


#Economia

Um governo no cheque especial

Guido Mantega conseguiu, junto com a política econômica que a sua chefe apoia, destruir em três anos um superávit primário de 3,1% do PIB 2011 para um superávit primário negativo (quando se descontam os truques contábeis),…


#Economia

Do superávit primário de 2% ao déficit das contas públicas com Dilma e Guido Mantega

Meses antes das eleições, Dilma Rousseff costumava chamar todos aqueles que criticavam os seus equívocos econômicos de “pessimistas”. Os que não compartilhavam do otimismo da presidente – que também gosta de atuar como ministra da Fazenda –…


#Economia

Os fracassos econômicos de Dilma Rousseff e Guido Mantega

Este é Guido Mantega. Ele está, desde novembro de 2010, ocupando o cargo de Ministro da Fazenda no governo de Dilma Rousseff. Com ele, o Brasil chegou ao 116º lugar no Índice de Liberdade Econômica da…


#Economia

A falsa simetria entre as taxas de desemprego e a realidade brasileira

O governo se orgulha em dizer que hoje possuímos uma taxa de desemprego mais baixas do mundo (e talvez da nossa história). De fato, os números oficiais mostram que o número de pessoas que são consideradas desempregadas…


#Economia

Análise, pra quê?

Não sei dizer qual atitude é pior: a da presidente Dilma e do PT demonizando a análise feita e divulgada pelo banco Santander, ou a atitude do próprio banco, que despediu a funcionária que escreveu o…