Eleições 2010

O Chapéu que correu Minas e o Brasil

Quando a Turma do Chapéu publicou o primeiro post no blog e gravou a edição piloto do programa #TdC no ar!, ainda em julho, seus integrantes ainda não imaginavam o que estava por vir nessas eleições.

Criatividade, engajamento e vontade de fazer política de uma forma diferente não faltavam e, pouco a pouco, as ações dos chapeleiros foram ganhando ainda mais fôlego. Pra essa Turma não importa se é vídeo ou texto, adesivaço ou passeata, sol ou chuva. Eles sempre marcam presença, com humor, criatividade e conteúdo.
Turma do Chapéu sai na Folha de São Paulo
Nesse ritmo, a produção da Turma do Chapéu foi aumentando dia após dia…

O vídeo O Serra que é o tal! ajudou a dar o pontapé inicial, mas foi, definitivamente, só o começo. Além das aparições ao vivo, no programa #TdC no ar!, muitos e muitos vídeos foram produzidos. Vários para o quadro Siga os bons, além de vídeos especiais, como Linha Indireta, Humor Sem Censura, Plug Minas e por aí vai…

No blog, não foi diferente. Além de repercutir as principais notícias sobre os seus candidatos, tirar o chapéu para quem merece e dar o chapéu nos opositores, a Turma mostrou todos os avanços alcançados em Minas ao longo dos oito anos da gestão de Aécio e Anastasia. Tudo para mostrar aos mineiros qual era o candidato realmente comprometido com o estado e conhecedor dos desafios que Minas vai enfrentar.

Imagem de Amostra do You Tube

Não satisfeitos, os chapeleiros criaram uma nova série, onde foram apresentadas todas as metas da gestão de Antonio Anastasia, que irá de 2010 a 2014. Além disso, entrevistaram Cláudio Beato, coordenador do Plano de Governo do professor, durante um dos programas. Isso sem falar em Renata Vilhena, Elbe Brandão e Roberto Tross.

Imagem de Amostra do You Tube

Iniciativas criativas, como os Colecionáveis 45, e inovadoras, como o site 45 Mil Árvores, também fizeram parte do repertório da #TdC. Isso, é claro, sem falar no Chapeleiro Maluco.

Com Aécio Neves e Itamar Franco mais do que consolidados como os senadores preferidos dos mineiros, Anastasia também mostrava sua força na disputa pelo governo do estado.

A virada em Minas começava a se anunciar e, quando era de se esperar um certo relaxamento, a Turma do Chapéu fez o oposto e intensificou suas ações. Na última semana, a poucos dias do primeiro turno, estreou o reality show M.I.N.A.S. Tudo o que aconteceu dentro e fora do QG foi filmado e transmitido ao vivo 24 horas, durante sete dias. Foram registrados encontros, atos de campanha, reuniões e, até mesmo, o voto dos chapeleiros, no dia 3 outubro.

Finda a apuração, comemoração quádrupla no QG da Turma do Chapéu pela eleição de Anastasia, Aécio e Itamar; e pela presença de José Serra no segundo turno presidencial. A festa teve direito a discurso da vitória do professor Anastasia, reforçando a parceria com a sociedade, marca registrada de sua gestão.

Minas é Serra

Após um breve período de descanso, a Turma do Chapéu voltou com carga total no segundo turno. Foi recebida por Anastasia no Palácio das Mangabeiras e recomeçou o trabalho em prol da eleição de José Serra para presidente.

Anastasia recebe Turma do Chapéu no Palácio das MangabeirasO sprint final foi curto mas muita coisa foi feita:

A Turma do Chapéu continuará firme em busca dos seus ideiais. Afinal de contas, não é só em ano eleitoral que devemos pensar, debater e fazer política.