Causos e Curiosidades

@felipeschuvartt conta causos e curiosidades sobre as 27 capitais brasileiras .

#Causos e Curiosidades

TdC, ChaPÉu NA ESTRADA: Seu Joaquim, o tacacazeiro de Manaus

Por Felipe Schuvartt É na frente do exuberante Teatro Amazonas que o Senhor Joaquim vende um alimento muito típico da região norte do Brasil: o tacacá – que tem como base o tucupi, porção líquida resultante…


#Causos e Curiosidades

TdC, ChaPÉu NA ESTRADA: Em Boa Vista, um ourives que sabe lapidar pessoas

Por Felipe Schuvartt Crisântemo significa ‘Flor de Ouro’. Diz a lenda que uma única pétala da flor colocada no fundo de uma taça de vinho traria vida longa e saudável. Matheus teve parte de sua infância…


#Causos e Curiosidades

ChaPÉu NA ESTRADA: Seu Antônio, ‘servidor público’ no braço e na alma

Por Felipe Schuvartt A intenção era atravessar o rio Acre de barco. Mas o que deveria durar apenas dois minutos acabou rendendo uma conversa de uma ida e uma volta. Este é o causo do Seu…


#Causos e Curiosidades

TdC, ChaPÉu NA ESTRADA: Tomás, o carioca que virou voluntário em Palmas

Por Felipe Schuvartt O educador físico Tomás mora em Palmas há 18 anos e a sua história começa no Rio de Janeiro. Foi lá que se apaixonou pela prática esportiva, mais especificamente pelo futebol. Sabe-se que…


#Causos e Curiosidades

ChaPÉu NA ESTRADA: Em Fortaleza, o hospital que Rita espera há seis anos

Por Felipe Schuvartt ‘Era um hospital muito engraçado Não tinha teto não tinha armário’ Numa manhã ensolarada do outono do ano de 2006, cercaram e colocaram uma placa no ‘campão’ do Jockey Club – onde a…


#Causos e Curiosidades

TdC, ChAPÉu NA ESTRADA: Uma vila no caminho do progresso e vice-versa

Por Felipe Schuvartt Existe uma comunidade em São Luís, a Vila Operária, cuja criação data do início do século 18. Fica próxima do centro, mas lá os costumes ainda resistem: quermesse, cajueiros e igreja. É tudo…


#Causos e Curiosidades

ChaPÉu NA ESTRADA: Memória da ditadura e homenagem à vida em Teresina

Por Felipe Schuvartt “Quando não será o Exército um valhacouto de torturadores?” Márcio Moreira Alves Esta frase, dita por um deputado, foi o estopim para a assinatura do AI-5, que, em 13 de dezembro de 1968,…


#Causos e Curiosidades

TdC, ChaPÉu NA ESTRADA: Filipe, um artesão com alma e vocação de professor

Por Felipe Schuvartt Ser professor de educação básica no Brasil hoje não é lá muito atraente. Além dos salários, que, historicamente, não acompanharam o upgrade observado nas outras profissões, a infraestrutura, a gestão e o currículo…


#Causos e Curiosidades

TdC, ChaPÉu NA ESTRADA: Teka, a artesã, e um flerte Salvador

Por Felipe Schuvartt Lá vinha ela, de saia longa, turbante imponente e olhos pintados. Não me contive e flertei ali, no corredor do Mercado Modelo. E não é que ela correspondeu? O nome dela é Teka…


#Causos e Curiosidades

TdC, ChaPÉu NA ESTRADA: A Vitória – e a esperança – do Bigode

Por Felipe Schuvartt Brisa, cheiro de mar, barulho de onda quebrando, amigos e um bar. Só falta neste cenário aquela moqueca. E quem pode completar este enredo, em Vitória, é o Seu Bigode. Na comunidade de…


#Causos e Curiosidades

TdC, ChaPÉu NA ESTRADA: O Rio de Janeiro continua lindo… Porém, não.

Por Felipe Schuvartt O Júlio é um carioca da gema. Fala ‘mermão’, toma suco de cajú e mora na Rocinha. Com 27 anos, tem ensino médio completo e trabalha num supermercado no Leblon, de onde recebe…


#Causos e Curiosidades

TdC, ChaPÉu NA ESTRADA: Vânia e as novas formas de contar a história e escrever o futuro

Por Felipe Schuvartt A historiadora aracajuana Vania tem 29 anos e há um trabalha num dos museus mais modernos do país, em Sergipe. E esta frase é o suficiente para descrever qual foi o grande desafio…