Cultura na Estrada

A situação da cultura nas cidades visitadas pelo Chapéu na Estrada.

#Chapéu na Estrada

Eventos e ações culturais em João Pessoa

Criada pela Lei Municipal no. 7.852 de 24 de agosto de 1995 e regulamentada pelo Decreto nº. 2.897 de 02 de outubro de 1995, a Fundação Cultural de João Pessoa – FUNJOPE, entidade de direito público…


#Chapéu na Estrada

Promovendo o desenvolvimento cultural de Natal

Natal possui uma política cultural bem estruturada, começando pela Secretaria Extraordinária de Cultura que trabalha em conjunto com a Fundação José Augusto. O trabalho tem a finalidade de promover o desenvolvimento sócio cultural não só da…


#Chapéu na Estrada

Prédios históricos ameaçados: preservação da cultura em Fortaleza

Em Fortaleza, a Secretaria de Cultura, responsável pela formulação e coordenação de políticas públicas de cultura no município, vem desenvolvendo ações que visem à proteção da memória e do patrimônio histórico, artístico e cultural e viabilizando…


#Chapéu na Estrada

A Identidade cultural de São Luis

Capital de um povo com sua própria identidade cultural, São Luís tem manifestações muito fortes que afloram no mês de junho pelas festas juninas, e também é muito famosa pelo carnaval de rua, onde os blocos…


#Chapéu na Estrada

Resgate das políticas de cultura em Macapá

No ano de 2012, durante o projeto Macapá Verão, foi confirmada a carência cultural pela qual os cidadãos de Macapá tem passado, devido a falta de promoção e divulgação de arte e cultura. Tal carência e…


#Chapéu na Estrada

Preservação cultural em Belém

Uma das capitais mais ricas em gastronomia do mundo, Belém preserva dentre os símbolos culturais mais relevantes do estado o Mercado Ver o Peso, que foi inaugurado em 1901 para a venda de peixes, frutas e…


#Chapéu na Estrada

Estratégias na promoção de política pública de cultura em Manaus

Fortemente influenciada pelos povos nativos da região e pelos diversos grupos de imigrantes e migrantes, Manaus tornou-se uma cidade com ampla miscigenação cultural. Possui hoje, ampla rede de teatros e casas de show, além de espetáculos…


#Chapéu na Estrada

Criação da Secretaria Estadual de Cultura em Roraima

Aos vinte e três de janeiro de 2013, o governador do estado de Roraima, José de Anchieta Júnior, sancionou a Lei que cria a Secretaria Estadual de Cultura. Em pleno século XXI o estado era o…


#Chapéu na Estrada

Políticas Culturais de Rio Branco

Em Rio Branco, através de conferências de cultura foi possível chegar ao resultado que se tem hoje, de boa estrutura de políticas públicas de cultura. Foram criados planos e sistemas que juntos se consolidam e estabelecem…


#Chapéu na Estrada

Influências na cultura de Porto Velho

Marcada pela influência da cultura nordestina, como o Boi-bumbá e as quadrilhas juninas, Porto Velho é uma das capitais que trabalha fortemente na construção de políticas públicas de cultura que cheguem a toda a população, não…


#Chapéu na Estrada

Diversidade cultural de Palmas

Tendo um patrimônio cultural pouco homogêneo, Palmas tem a diversidade como principal característica cultural. Mas infelizmente tal cultura ainda é indevidamente divulgada, causando grande atraso no processo da construção cultural e da cidadania. No intuito de…


#Chapéu na Estrada

Orgulho cultural em Teresina

No ano de 2012, a antiga administração de Teresina assinou o termo de adesão da cidade ao Sistema Nacional de Cultura do Ministério da Cultura. O próximo passo é ouvir a população e a partir disso…