Educação na Estrada

#Chapéu na Estrada

Resgate da educação no Amapá

  O estado do Amapá fica em sétimo lugar em investimento na educação nas cidades da região norte. Resultado da má qualidade de ensino, deficiência educacional pela qual os alunos tem passado e da falta mínima de estrutura no…


#Chapéu na Estrada

Educação entrando nos trilhos em Belém

  Belém do Pará vem liderando o ranking do IDEB com piores notas tendo a menor média da região norte do país e na avaliação do MEC em Belém a situação também é preocupante tantos nos anos iniciais quanto nos finais,…


#Chapéu na Estrada

Rede Social garante avanços na educação no Amazonas

Capital concentrada na maior área florestal do mundo, maior riqueza do nosso país. Tem problemas com a educação como todo resto do Brasil, mas seus projetos são os que englobam o todo, fazendo uma grande diferença.…


#Chapéu na Estrada

Educação para todos em Roraima e Boa Vista

Boa Vista, cidade planejada em formato de um leque, tem suas principais avenidas partindo do Centro Cívico, que concentra os três poderes. Para identificar a situação de Roraima quanto às suas atribuições educacionais, é preciso analisar…


#Chapéu na Estrada

Educação não é prioridade em Rio Branco

  A capital do Acre vem sendo governada pelo PT por anos, mas o PSDB nunca deixou de mostrar sua força e defender suas convicções. As diferenças se estendem em todas as etapas escolares e vão se acumulando até desembocarem…


#Chapéu na Estrada

Defasagem na educação em Porto Velho

Porto Velho, capital de Rondônia, é uma cidade pequena, mas muito bonita e acolhedora, fica a margem direita do rio Madeira. As concepções existentes sobre educação infantil têm pesos políticos próprios, visto que os familiares, os…


#Chapéu na Estrada

Palmas: uma jovem cidade com experiência em educação

Apesar da pouca idade, Palmas, capital de Tocantins, pode se tornar referência em qualidade de ensino para outros municípios até outros Estados. Os resultados obtidos por Estados, municípios e escolas no Índice de Desenvolvimento da Educação…


#Chapéu na Estrada

A maior cidade do Brasil tenta ser referência em educação

Na maior cidade do Brasil seus governantes têm traçado propostas na área da educação que darão frutos daqui dez anos, mas serão projetos que terão uma longa duração, por estarem bem estruturados. Um dos Estados mais ricos do…


#Chapéu na Estrada

O Rio de Janeiro muda os rumos de uma educação falha

Rio de Janeiro, Cidade Maravilhosa. Sua educação está caminhando para chegar ao ponto de ser considerada maravilhosa também, mas para conseguir chegar a este patamar ainda falta muito, tem muito trabalho pela frente, mas há muitos projetos para que…


#Chapéu na Estrada

Educação em crise em Vitória e a busca por projetos abrangentes

  A cidade de Vitória pode ter inúmeros problemas, mas seus projetos abrangem todos na educação, dando oportunidade às várias pessoas a terem estudos. O Ideb da rede municipal de Vitória nos anos iniciais segue a média nacional de 4,2 e, nos…


#Chapéu na Estrada

Florianópolis: investimento em educação é exemplo para o país

Florianópolis surpreende na área da educação. Mesmo deixando a desejar em outros setores, no ensino a capital catarinense supera as cidades que já visitamos. A cidade praticamente já atingiu a meta do governo federal para 2016,…


#Chapéu na Estrada

Belo Horizonte: crianças mais cedo na escola

A capital mineira tem sido referência para os estados e para outros países na educação infantil pela implementação do projeto de integração de crianças na escola aos seis anos e também pela eficácia da escola integrada,…