Infraestrutura Urbana

#Chapéu na Estrada

Macapá tenta se recuperar do abandono

Macapá e Rio Branco disputam entre si o posto de capital mais isolada do resto do Brasil, talvez a primeira consiga vencer esta disputa já que é a única que não está ligada as outras por…


#Chapéu na Estrada

Belém injustiçada

Assim como outras cidades do norte viveu sua Belle Époque durante o ciclo da borracha, deixando como patrimônio belas construções no centro da cidade. Das cidades que ficaram sem a copa Belém talvez seja a mais…


#Chapéu na Estrada

Não podemos esquecer do Acre

Acre é o estado mais distante do conhecimento dos brasileiros. Alvo de piadas constantes no resto do país muitas vezes é tratado como se realmente não existisse, é esquecido e tem seus problemas negligenciados.  Sua população…


#Chapéu na Estrada

Usina hidrelétrica é oportunidade de crescimento para Porto Velho

Ao longo de sua história Porto Velho passou por quatro grandes marcos de crescimento econômico. Começando pela sua fundação que ocorreu durante a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, seguindo para a época que influenciou quase…


#Chapéu na Estrada

Planejamento e eficiência na criação de Palmas

Depois de muita reclamação do norte de Goiás sobre a falta de atenção com a região, a população acabou conseguindo a emancipação e com isso surgiu o estado do Tocantins. O novo estado precisava de uma…


#Chapéu na Estrada

Manaus: a renovação começa na infraestrutura

Manaus vive um momento singular, após uma perda na eleição para senador ainda engasgada na garganta devido à compra de votos da oposição no interior do estado, o prefeito Arthur Virgílio começa o mandato com intenso…


#Chapéu na Estrada

Transporte em São Paulo e um desabafo

Belo Horizonte é uma cidade onde o transporte público deixa muito a desejar. Com o trânsito cada dia pior e a construção de linhas de verdade no metrô sempre postergadas, a vida na capital das alterosas não…


#Chapéu na Estrada

Subsolo carioca: Saneamento e mobilidade

Com 447 anos, o Rio de Janeiro foi de 1763 a 1960 a capital do país. Ser sede do governo federal lhe proporcionou privilégios ao longo dos anos que ecoaram em muitas áreas, inclusive na infraestrutura.…


#Chapéu na Estrada

Vitória: Limpando a casa

Berço do Porto de Tubarão e do Porto de Vitória, considerados os de melhor qualidade e integrantes do maior complexo portuário do Brasil, Vitória é mais uma das três ilhas-capitais. É uma cidade economicamente ativa, vivendo…


#Chapéu na Estrada

Metrô: O sonho de todo belo-horizontino

Considerada por muitos a primeira cidade planejada do país, foi projetada pelo urbanista Aarão Reis seguindo, segundo suas próprias palavras: “Foi organizada, a planta geral da futura cidade dispondo-se na parte central, no local do atual arraial,…


#Chapéu na Estrada

Porto Alegre: Caminhar para não parar

Porto Alegre dá para seus habitantes diversos motivos para se orgulhar. É considerada uma das melhores capitais para se morar, trabalhar, fazer negócios e se divertir. Segue ano após ano conquistando vários prêmios e reconhecimento. Já…


#Chapéu na Estrada

Florianópolis: Ligando a ilha ao continente

Floripa é uma das três ilhas-capitais do Brasil, juntamente com Vitória e São Luís, tem 97% de sua extensão na Ilha de Santa Catarina e o resto no continente. Em 1926, com a necessidade de se…