PACMan

O PACMan @AlbertoLage investiga as obras do PAC nas 27 capitais do Brasil.

#Chapéu na Estrada

TdC, ChaPÉu NA ESTRADA: Prefeitura interdita obra do PAC em Macapá

Por Alberto Lage Todas as obras do PAC para a recuperação da rede de água e esgoto de Macapá estão interditadas. As obras, financiadas pelo PAC e executadas pelo governo do Amapá, com a Companhia de…


#Chapéu na Estrada

TdC, ChaPÉu NA ESTRADA: Obras paradas e desvios marcam PAC no Pará

Por Alberto Lage Em Belém e na região metropolitana, de 37 obras prometidas pelo PAC, 17 estão paradas e 12 nem começaram. A avaliação é do senador tucano Flexa Ribeiro, que conversou com a Turma do…


#Infraestrutura

TdC, ChaPÉu NA ESTRADA: Manaus, sem transporte eficiente e sem PAC

Por Alberto Lage Manaus é uma potência do Norte do Brasil. Do ciclo da borracha até os tempos da Zona Franca, fundamental para o desenvolvimento do Amazonas, a cidade, já chamada até de Paris dos trópicos,…


#Chapéu na Estrada

TdC, ChaPÉu NA ESTRADA: O esforço de Roraima e a propaganda do PAC

Por Alberto Lage Nunca foi meu objetivo nessa coluna tentar vender a imagem de que o PAC é um programa ruim para o Brasil. Torcer para que o programa falhe também não é uma forma de…


#Chapéu na Estrada

TdC, ChaPÉu NA ESTRADA: PAC entrega moradias de baixa qualidade no Acre

Por Alberto Lage No Acre, o governo federal se aliou ao governo do Estado para realizar programas habitacionais. A Turma do Chapéu, em sua visita a Rio Branco, conheceu a vida dos moradores contemplados pelo programa…


#Chapéu na Estrada

TdC, ChaPÉu NA ESTRADA: Ineficiência do PAC impressiona em Porto Velho

Por Alberto Lage Ao visitar Porto Velho, a Turma do Chapéu foi abordada por um morador da cidade. O porto-velhense, que se recusou a gravar entrevista, contava das dificuldades que a cidade passava todo ano, quando…


#Chapéu na Estrada

TdC, ChaPÉu NA ESTRADA: PAC no Tocantins tem atrasos e sobrepreço

Por Alberto Lage A maior obra de infraestrutura energética do PAC em Tocantins sofreu com grandes atrasos. A usina hidrelétrica de Estreito, no rio Tocantins, tem um custo total de mais de 4 bilhões de reais…


#Chapéu na Estrada

TdC, ChaPÉu NA ESTRADA: No Maranhão, PAC está desacelerado

Por Alberto Lage Na criação do PAC foram reunidos diversos programas para a formação do que se tornaria a maior peça publicitária do governo brasileiro. Um deles era um projeto estadual que retiraria parte da população…


#Chapéu na Estrada

TdC, ChaPÉu NA ESTRADA: Pobreza do Piauí fica esquecida pelo PAC

Por Alberto Lage O Piauí é um dos Estados mais pobres do país e um dos mais esquecidos pelo PAC. No estado, as obras de infraestrutura se limitam a um trecho de ferrovia que corta o…


#Chapéu na Estrada

TdC, ChaPÉu NA ESTRADA: Transnordestina, muito cara e muito atrasada

Por Alberto Lage Inaugurar a Ferrovia Transnordestina era um dos planos para o final do mandato do ex-presidente Lula. A ferrovia, que ligaria o porto de Suape, em Pernambuco, a Pecém, no Ceará, deveria ter sido…


#Chapéu na Estrada

TdC, ChaPÉu NA ESTRADA: Mais sobrepreço em obra do PAC no RN

Por Alberto Lage O projeto da barragem Oiticica, em Jurucutu, no Rio Grande do Norte, nasceu como uma obra do PAC, conduzida pelo Departamento Nacional de Obras Contra As Secas (DNOCS). Dos mais de 241 milhões…


#Chapéu na Estrada

TdC, ChaPÉu NA ESTRADA: PACman e a transposição do São Francisco

Por Alberto Lage Paula Carvalho Rezende O sonho de levar água ao sertão, acompanhado de muitas estratégias eleitoreiras, poucos critérios práticos e uma farra para as empreiteiras: a meta-síntese do Programa de Aceleração do Crescimento tem…