Pessoas de Minas

#Chapéu na Estrada

A jovem que se divide entre a álgebra e os embrulhos

por João Cláudio Guimarães Tatiane Imaculada Fonseca é uma simpática vendedora que trabalha em um dos vários centros de confecções espalhados pela bela cidade de Divinópolis. Considerada um Pólo da moda não só em Minas Gerais,…


#Chapéu na Estrada

Camila, 21 anos, uma ideologia e muito fôlego

por João Cláudio Guimarães A cidade de Araxá já nos surpreendeu logo em nossa chegada. Eram por volta de 22 horas quando fomos recebidos pelo prefeito e candidato a reeleição Doutor Jeová e sua vice Edna…


#Chapéu na Estrada

Eurípedes, o guarda-costas que protegeu Chico Xavier

por João Cláudio Guimarães Os mineiros se orgulham do médium Chico Xavier. Independentemente de religião ou credo é inegável reconhecer sua vida e obra, principalmente ao levantar bandeiras sociais e usar um dom em prol das…


#Chapéu na Estrada

Seu Vicente, o uberlandense que não consegue parar quieto

por João Cláudio Guimarães No alto dos seus 71 anos de idade, Vicente de Oliveira impressiona a todos por sua vitalidade e energia. A Turma do Chapéu já estava prestes a se despedir da bela cidade,…


#Chapéu na Estrada

O jogador que driblou dificuldades e conseguiu ser campeão na vida

por João Cláudio Guimarães Seu Nelito é comerciante que trabalha no Mercado Municipal de Patos de Minas há 53 anos. Proprietário de uma banca de artesanato e hortifruti, Nelito começou vendendo laranjas e abacaxi nas ruas…


#Chapéu na Estrada

Dona Antonia, sabedoria e alegria de viver como heranças de família

por João Cláudio Guimarães Se, num sábado pela manhã, você perguntar a um tradicional morador de Unaí qual o melhor lugar para encontrar amigos, fazer compras e degustar um bom pastelzinho com caldo de cana, a…


#Chapéu na Estrada

Dona Maura, uma mineira de coração adotada por Januária

por João Cláudio Guimarães Mineira por opção de seus pais, Maura traz boas lembranças de sua infância na Bahia, mas não consegue esconder toda a sua “mineiridade” em uma recepção calorosa à Turma do Chapéu na…


#Chapéu na Estrada

Em Pirapora, carrancas que esculpiram uma nova vida

por João Cláudio Guimarães Luzia Carneiro Soares, nascida em Itaoman, sertão baiano, encontrou em Pirapora muito mais que um lugar pra morar. São 42 anos vivendo em uma terra que deu oportunidade para toda uma família.…


#Chapéu na Estrada

Dona Luci, a alquimista de temperos do mercado de Montes Claros

por João Cláudio Guimarães Luci Carvalho Soares é uma simpática comerciante da cidade de Montes Claros. São 24 anos de Mercado Novo na cidade, um espaço que propicia as mais diversas manifestações culturais. Artesãos, produtores de…


#Chapéu na Estrada

Um gênio de muitas posses e de uma grande generosidade

por João Cláudio Guimarães Como resumir Antônio Rodrigues em poucas palavras? A princípio, pode parecer um louco irreverente, até que podemos perceber em que ponto a loucura dá espaço à genialidade. Tônio é um senhor que…


#Chapéu na Estrada

Dona Morena: a lavadeira de Almenara que conheceu o mundo

por João Cláudio Guimarães Joelita Mares ou, como Almenara inteira a conhece, Dona Morena, foi mais uma grata supressa em nossa viagem. Senhora de 80 anos nascida e criada na Princesinha do Vale do Jequitinhonha, recebeu…


#Chapéu na Estrada

João Pereira, prefeito de Itaobim: entre o gabinete e o giz

por João Cláudio Guimarães João Pereira, prefeito de Itaobim, foi nosso anfitrião durante nossa rápida passagem pela aconchegante cidade. Gentilmente aceitou nosso convite e foi quase que sabatinado por nós da Turma do Chapéu, em plena…