Internacional

#Internacional

Anões diplomáticos

No último mês, o jornalista William Waack compareceu à Comissão de Relações Exteriores do Senado para traçar a posição internacional do Brasil. A apresentação mostrou como o país ignorou práticas que garantiriam a manutenção da boa reputação…


#Internacional

Por que devemos nos preocupar com a Venezuela

Desde o início do mês, a Venezuela vive uma versão avançada do caos. Digo avançada porque há alguns anos é impossível dizer que o país vizinho está bem – quando falta até papel higiênico por lá.…


#Internacional

O governo-adjunto de Cuba

Não é mais novidade que o Brasil, sob o governo do PT, perdoou dívidas milionárias de vários países do mundo — isso, enquanto milhares padecem da miséria extrema em nosso país. O BNDES, uma das maiores…


#Internacional

As lições do surrealismo venezuelano

Nos próximos dias, vamos comemorar o Natal. Em Belo Horizonte, Nova Iorque ou Rio Branco, o dia escolhido para tanto é 25 de dezembro. Nessa época, seja por religião, publicidade ou tradição, se costuma trocar presentes,…


#Internacional

O mito da espionagem

Há alguns dias, falei aqui da construção de mitos eleitoreiros sobre a exploração de petróleo no Brasil. Para reforçar o discurso do governo, foram construídas versões sobre a autossuficiência em petróleo, a possiblidade de privatização do…


#Internacional

Ele sabe de tudo

Após o escândalo causado pelo programa de espionagem americano, nossa tão amada presidente Dilma Rousseff cancelou a visita de estado aos EUA marcada dia 23 de outubro, alegando que faltaram explicações do governo de Obama e…


#Internacional

Alimentando mitos – a espionagem americana

A presidente Dilma já anunciou de todas as formas possíveis: usará o discurso de abertura da Assembleia Geral da ONU, que tradicionalmente é feito pelo Brasil, para criticar a espionagem dos Estados Unidos no Brasil. A…


#Direitos Humanos

Dilma e o “monopólio do sofrimento”

“Eu me sentia como se eu tivesse o DOI-Codi ao lado da minha sala de trabalho. É um confinamento prolongado sem perspectivas e sem o verdadeiro empenho para solucionar”. Esta frase é do diplomata Eduardo Saboia,…


#Internacional

Agradando o comandante Evo Morales

O senador boliviano Roger Pinto Molina, um ferrenho opositor do presidente Evo Morales que alega perseguição política em seu país após ter feito denúncias de corrupção contra o governo, passou mais de um ano na embaixada…


#Internacional

Chávez e o Império

Não basta possuir uma Constituição para que um país seja considerado democrático. Hugo Chávez e a sua Venezuela são o maior exemplo de que o arbítrio e o autoritarismo podem coexistir com instituições que aparentam seguir…